No site Olhar de Estilo (www.olhardeestilo.com), a personal stylist Sieg Pontes esclarece como o visagismo está a serviço da beleza das mulheres negras. Chama-se visagismo a arte de personalização do estilo, capaz de revelar os principais atributos de beleza de acordo com suas características físicas, destacando as qualidades interiores e exteriores de uma pessoa de acordo com os princípios da linguagem visual (harmonia e estética). Para isso, o visagismo utiliza-se da magia da maquiagem para valorizar a beleza da pele negra, harmonizando cores e texturas. Complementarmente, o visagismo trata da análise das proporções e formas corporais para melhor adequação da modelagem das roupas e acessórios.
Contribuindo com o melhor entendimento do tema, a personal stylist Sieg Pontes cita o livro “Visagismo Integrado”, de Philip Hallawell, que classifica em seis os tipos de peles negras (calipso, spike, nilo, blues, jazz e Saara).
1. CALIPSO: Quente, cor de superfície – amarela e de base – natural dourada. É o tipo de pele quente e dourada, se assemelha à pele primavera, mas mais escura. Tem um tom de pele bronzeada e por isso combinam com cores quentes, luminosas, com predomínio de amarelo-dourado, rosas quentes como o salmão, coral e pêssego nas roupas e na maquiagem. Acessórios: dourados
Camila Pitanga sempre é sucesso garantido com suas personagens, cheia de beleza e sensualidade sendo símbolo da típica mulher brasileira.
2. SPIKE: Quente, cor de superfície – vermelha e de base – verde/terra. A pele Spike é avermelhada, com fundo verde-terra. Semelhante às peles mais escuras do tipo outono. Ela se harmoniza com as cores vermelhas e alaranjadas vivas e quentes e as mesmas do tipo outono da teoria sazonal. Acessórios: dourados
A atriz Tais Araújo é uma das mais lindas mulheres negras do Brasil

5. JAZZ: Fria, cor de superfície – chocolate e de base verde. A coloração da pele do tipo Jazz é escuro, cor de chocolate ou café, mas não como a do blues. O fundo verde torna-o frio. As cores que favorecem o tipo jazz são as frias, vivas, puras e contrastantes predominando o magenta e roxo. Acessórios: podem ser prateados ou dourados.
Assim, o visagismo é capaz de proporcionar o charme, o estilo e a elegância que toda mulher sonha, pois conscientiza a mulher da exclusividade de sua beleza, ressaltando seus pontos fortes, aumentando a auto-estima e o senso de amor-próprio.
Toda beleza é imperfeitamente bela. Jamais deveria haver um padrão, pois toda beleza é exclusiva como um quadro de pintura, uma obra de arte – Augusto Cury
Amei !!! Estou entre a jazz e a spike. Ah, esqueceu de falar sobre a Saara
bjs!!