Preppy Style by Black Girls: a beleza negra em um estilo clássico

O estilo Preppy é um clássico da moda eternizado no filme Love Story na década de 70 e está em voga contemporaneamente. O termo Preppy deriva das estudantes das escolas preparatórias (“prep schools”) para as mais importantes universidades norte-americanas. Contudo, a tribo tradicional dos preppies democratizou-se com a globalização da comunicação e atualmente este estilo é adotado por diversos níveis sociais e econômicos em diversos países. Um interessante mix entre o esporte náutico e o estilo descolado-chic marcam o tema.

Com apenas 18 anos, em 1986 a top model internacional Naomi Campbell foi a primeira modelo negra a estrelar a capa da revista Vogue francesa. Já nesta época, a inspiração fashion foi o estilo “afro american preppy”.

Durante a década de 90, no filme “As Patricinhas de Bevelly Hills” o estilo preppy é representado pela atriz Stacey Dash (à direita), que interpretava o papel de Dione.

Atualmente, a atriz negra norte-americana Tika Sumpter é uma das inspirações do estilo preppy, interpretando o papel de Raina Thorpe na quarta temporada do seriado Gossip Girls.

A moda Preppy pede peças clássicas e sofisticadas. As peças fundamentais do estilo são: camisa pólo, saias de pregas, jeans escuros, estampas florais e xadrez, camisa com gola, tricot, listras, cardigãs e sobreposições clássicas. Acessórios de cabelos como laços, tiaras, além de meia-calças, meias 7/8 e salto alto grosso. Há também a presença de blusas com estampa argyle (que é aquele efeito geométrico com losangos). Essa pegada mais college dá frescor e juventude sem perder a elegância descontraída. Peças atemporais, que ficam bem em quase todas as ocasiões e que justamente por não ter a pretensão de “aparecer”, acabam se destacando.

michele-obama-blue-skirtOn trend: Gold-trim cardigan, £57.50, frenchconnection.com. Theory sweater, £220, Fenwick, 020 7629 9161. JBrand jeans, £170, Trilogy, 020 7937 7972. Bag, £33, asos.com. Gloves, £11, monsoon.com. Loafers, £45, debenhams.com

Michelle Obama, primeira-dama norte-americana,  também é adepta de peças preppy style

O estilo preepy requer antes de tudo, ter verdadeira paixão pelos itens clássicos da moda, e saber usá-los de maneira original. Tudo isso exige uma confiança que vai além do simples ostentar logos e etiquetas ou seguir tendências, e demanda acima de tudo um compromisso com a elegância – e isso não significa ter uma atitude superficial perante a vida ou um estilo de vida extravagante.

  

Na hora de incorporar elementos preppy ao seu visual, escolha peças de inspiração náutica como top-sidersmocassins, camisas listradas e tudo mais que tiver a ver com um visual praiano das décadas de 40 e 50, que estão em alta.  Este estilo remete a uma moda praia mais elegante, perfeita para aquele fim de tarde que bate uma brisa mais fria. As cores preppies são as clássicas do mundo náutico: azul, branco, vermelho, vinho, marinho, com um twist do laranja que atua como um elemento casual neste mundo tão tradicional. 

E uma boa maneira de incorporar ele no visual é misturando algumas destas peças com roupas mais modernas, como ankle boots, clutches ou de qualquer outra forma que sua criatividade permitir.

New Image2

Pearlized Big Pony Polo - Blue Label Polos - RalphLauren.com

Nos desfiles, o estilo dos preppies não está ligado aos exagerados designers da moda, mas sim às roupas e acessórios clássicos e conservadores. As marcas que vestem essa cultura são tais como o estilo destas: Brooks Brothers, J. Press, J.Crew, J. Mclaughlin, Polo Ralph Lauren, Lacoste, Vineyard Vines, Lilly Pulitzer, Patagonia e muitas outras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s