Little Black Girl _01

Bullying Racial: a reafirmação da auto-estima infantil nas meninas negras

“Menina Bonita do Laço de Fita” é um dos livros mais premiados da literatura infantil brasileira. Produzido por Ana Maria Machado, a obra obteve reconhecimento mundial com uma bela, sensível e encantadora história infantil que reafirma, consolida e celebra a auto-estima das meninas negras brasileiras.

De acordo com o pediatra e coordenador de bullying da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia), Dr. Aramis Antônio Lopes Neto, o racismo pode ser uma forma de bullying, tendo em vista que a pluralidade racial gera um grande problema nas escolas e as manifestações discriminatórias são muito comuns. Desta forma, o livro “Menina Bonita do Laço de Fita” é uma obra que contribui no combate ao bullying racial.

O livro narra uma história de uma linda menina negra, descrita por Ana Maria Machado como uma menina de “pele era escura e lustrosa, que nem pêlo da pantera quando pula na chuva”. A autora segue a narrativa, contando que “do lado da casa dela morava um coelho que achava a menina a pessoa mais linda que ele já vira na vida. O coelhinho bem branquinho faz de tudo para ficar pretinho como aquela menina do laço de fita que ele acha linda.  Queria ter uma filha linda e pretinha como ela. Mas ele não sabe como a menina herdou aquela cor”.

“Menina Bonita do Laço de Fita” é um sucesso em diversos países do mundo, sendo recomendado e incluído em premiações e seleções de melhores obras na Venezuela, na Colômbia, na Argentina. O livro também foi acolhido em debates nos Estados Unidos e Dinamarca, caracterizando-se um dos maiores sucessos da autora.

Confira a narração do livro (em apenas 5 minutinhos) no site abaixo:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s