Marina Silva

Mulher Negra Evangélica e Pobre: O perfil da presidenciável Marina Silva

“Marina Silva, a mulher negra que seduz o Brasil”. Esse é título de reportagem do jornal Aujourd’hui en France deste sábado (13). Uma grande foto da candidata ilustra o texto que fala que a presidenciável do PSB tornou-se a grande surpresa dessa campanha eleitoral.

A trajetória de Marina até se transformar em uma séria concorrente à presidência do Brasil é destacada na reportagem. “Marina Silva tira a sua força mais da sua personalidade e de seu percurso atípico do que do seu programa. O caminho percorrido por essa mulher negra de 56 anos impõe respeito”, escreve o jornal.

O correspondente do Aujourd’hui en France no Rio de Janeiro, Gilles Bertuzzi, descreve ainda a infância pobre de Marina Silva que “nasceu numa família com oito irmãos” e lembra o passado da candidata nos seringais do Acre, incluindo seus vários problemas de saúde e a sua alfabetização tardia aos 16 anos.

Defesa do Estado laico

Quanto à personalidade política de Marina Silva, o jornal minimiza a influência da igreja evangélica. “Apesar de pertencer a uma igreja evangélica, não há nenhum indício de extremismo no seu projeto. Embora ela tenha posições conservadoras em assuntos como casamento gay, aborto e maconha, Marina defende um estado laico e o desenvolvimento industrial do país”, avalia o Aujourd’hui en France. O diário popular também afirma que Marina Silva é “íntegra e virgem em termos de escândalos político-judiciários”.

Com esse perfil, ela conquista uma parte do eleitorado que está cansado de casos de corrupção e de clientelismo. Os eleitores preferem “sonhar e se decepcionarem depois do que permanecerem nesse pesadelo que é a falta de confiança nos políticos”, resume um sociólogo entrevistado pelo jornal.

“Obama do Brasil”

Para o canal de televisão France 24, Marina Silva é “a Obama brasileira que abala Dilma Rousseff”. “Depois de duas décadas de governo do PT e do PSDB, ela encarna uma terceira via. Para muitos, ela representa uma promessa de mudança comparável àquela que motivou a campanha eleitoral de Barack Obama nos Estados Unidos em 2008”, diz trecho da reportagem publicada no site.

Marina Silva também é comparada ao ex-presidente Lula com quem ela partilha o “mesmo DNA político” e as mesmas origens humildes. Mas a trajetória pessoal da presidenciável, afirma a reportagem, é ainda mais impressionante que a do ex-metalúrgico que chegou à Presidência.

Fonte: http://www.portugues.rfi.fr/brasil/20140913-imprensa-francesa-compara-marina-silva-barack-obamaMarina Silva

Um comentário sobre “Mulher Negra Evangélica e Pobre: O perfil da presidenciável Marina Silva

  1. C’est drôles que les journaux étrangers ont toujours quelque chôse a déclarer sür la politique brésilienne, même s’ils ne la comprennent pas. É engraçado que os jornais estrangeiros tenham sempre alguma coisa a dizer sobre a política brasileira, mesmo não a compreendendo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s