Rainha de Sabá

Documentário Histórico-Arqueológico sobre a Rainha de Sabá

No século VI a.C, o Reino de Sabá era formado pelos territórios dos países da atual Etiópia (norte da África) e no atual Iêmen (ao sul do Oriente Médio). A Rainha de Sabá era conhecida como uma soberana dotada de notável inteligência, coragem, beleza e por conduzir um país muito próspero.

A vida da Rainha de Sabá inspira até hoje diversos artistas, intelectuais e  acadêmicos a aprofundarem seus estudos acerca de sua biografia.

Recentemente o programa “Digging for the Truth” (Buscando a Verdade) do History Channel, do antropólogo Josh Bernstein, apresentou um documentário sobre a História da Rainha de Sabá, contendo aspectos históricos, arqueológicos, políticos e  geográficos. Bernstein faz uma viagem de volta no tempo ao longo das históricas rotas do comércio internacional do incenso etíope, explorou igrejas subterrâneas e os templos no norte da Etiópia e viajou pelos desertos tribais do Iêmen. Tudo em busca da verdade sobre a Rainha de Sabá.

O livro bíblico de  1 Reis é o primeiro e principal marco teórico sobre a existência da Rainha de Sabá. Este livro registra a expedição diplomática que a Rainha de Sabá fez ao Rei Salomão em Jerusalém, capital de Israel.
Notícias do rei Salomão, de sua sabedoria e do seu Deus chegavam até ela. Podemos imaginar o que ela, provavelmente, pensava: “Será verdade que exista um homem tão sábio sobre a face da terra?” e ainda: “Será que existe um deus tão poderoso que faça tantos milagres nesta terra tão distante?” E as perguntas tomavam conta de sua mente e ela continuava… “E se tudo isto for verdade? E se, realmente, este homem existe? E se este deus que tanto falam for verdadeiro?”

“Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão … ficou fora de si.
E disse ao rei: Era verdade a palavra que ouvi na minha terra, dos teus feitos e da tua sabedoria.
Bem-aventurados os teus homens, bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria.
Bendito seja o Senhor teu Deus…” (1Re 10:4,5c,8,9).

No link abaixo você terá acesso ao documentário da History Channel intitulado The Real Queen of Sheba (A Verdadeira Rainha de Sabá), com legendas em português.

A Verdadeira Rainha de Sabá: Documentário sobre a História Antiga

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s