Teologia negra para a mulher negra: uma leitura hermenêutica.

Contemporaneamente no Brasil, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou-se que cerca de 20% da população brasileira se autodeclara evangélica, somando cerca 42.300.000 (quarenta e dois milhões e trezentas mil) pessoas seguidoras da fé protestante no país. Deste total, sabe-se que cerca de 23 milhões são cidadãos brasileiros negros (1) e que as mulheres negras evangélicas representam um total de quase 13 milhões de  cidadãs brasileiras (2).

Família Cristã

Aproximadamente 54% dos evangélicos brasileiros são formados por cidadão negros

Apesar da grande representatividade estatística do número de mulheres negras evangélicas no Brasil, pouco se fala a respeito de exemplos bíblicos de mulheres negras que buscaram seu espaço e identidade nas Escrituras Sagradas. Nesse sentido, Tiago de Freitas Lopes, Doutorando e Mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE/BH), publicou um artigo intitulado “Teologia Negra para a Mulher Negra: uma leitura hermenêutica.”

Este artigo destaca o papel da mulher negra a partir de pistas hermenêuticas identificadas na “Teologia Negra” de James Cone e através do artigo de Maricel López: “Hermenêutica negra feminista – de invisível a intérprete e artífice da sua própria história”, entre outros. Inicialmente, dispõe-se uma breve introdução sobre a Teologia Negra. Por seguinte, são expostos e brevemente discutidos três exemplos bíblicos de mulheres negras que buscaram seu espaço e identidade. Há uma análise dos casos em relação às pistas hermenêuticas identificadas e conclui-se o artigo com um apontamento.

Neste link, você confere o artigo acadêmico na íntegra: Teologia Negra para a Mulher Negra: uma leitura hermenêutica

(1) Fonte: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp?c=2094&z=cd&o=24&i=P

(2) Fonte: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp?c=1489&z=cd&o=13&i=P

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s